O Ministério da Economia lançou ontem (09/05/2022), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o “Monitor de Investimentos”, uma plataforma digital que tem como objetivo disponibilizar informações relevantes sobre investimentos e sustentabilidade nos principais setores da economia, de modo a fomentar o aprimoramento de seu planejamento e regulação, além de disseminar oportunidades de investimento de interesse público.
De acordo com as informações divulgadas no sítio eletrônico do monitor (https://investimentos.
Além disso, ambos os entes se uniram para propor uma metodologia de avaliação de atributos de sustentabilidade para projetos de infraestrutura, que têm como base o Marco de Infraestrutura Sustentável do BID, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as diretrizes do Acordo de Paris.
A avaliação desses atributos é consolidada em uma “ficha de sustentabilidade” que aborda quatro dimensões: econômico-financeira, ambiental, social e institucional.
“Trata-se de uma metodologia não vinculante aplicável tanto na orientação da estruturação de novos projetos, quanto na avaliação dos projetos em andamento daqueles patrocinadores e estruturadores que assim optarem pela adoção deste selo de sustentabilidade. A adoção dessa metodologia permitirá aos investidores e a sociedade em geral uma fácil verificação do desempenho de cada projeto nos diversos quesitos de sustentabilidade avaliados pela ficha. A performance dos projetos que optarem por divulgar seus resultados será apresentada no Painel Projetos do Monitor de Investimentos”.
Segue o link para acesso à metodologia proposta: https://
A Equipe de Ambiental/ESG do Toledo Marchetti Advogados está à disposição para mais informações sobre o assunto.