Chineses vencem maior lote do megaleilão de transmissão de energia

#NaMidia Na última sexta-feira (15/12), a subsidiária da estatal chinesa State Grid foi a protagonista do maior leilão de transmissão de energia do país ao adquirir exclusivamente o lote 1, o maior dos três blocos licitados. A Eletrobras, vista como forte concorrente, optou por não participar da disputa e fez propostas apenas para os lotes 2 e 3.

 

O leilão registrou um deságio médio de 40,85% sobre a Receita Anual Permitida (RAP) máxima de R$ 3,8 bilhões. A RAP representa o valor anual a ser recebido pelas empresas pela prestação dos serviços, sendo repassado aos consumidores por meio das contas de luz.

 

Com o desconto oferecido (39,90%), a economia estimada para os consumidores ao longo de três décadas chega a aproximadamente R$ 37,9 bilhões. O presidente da Aneel ressaltou que essa redução terá um impacto significativo nas contas de luz dos consumidores brasileiros.

 

Nosso sócio especialista em direito público, João Paulo Pessoa, avalia que o leilão foi bem-sucedido, considerando a comercialização de todos os lotes e os descontos expressivos oferecidos.

 

Acesse aqui a matéria, que é exclusiva para assinantes.

Cadastre-se no nosso site